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Isolamento Social

Alimentação para uma mente saudável

  • Publicado em 09/05/2020

O isolamento social e a quarentena, tem arrastado as pessoas para situações emocionais não muito agradáveis. Mas podemos ter uma ajuda da alimentação para isso.
Há uma serie de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem estar e euforia, entre eles a seretonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. 
Existem alimentos também que podem piorar a situação.
Alimentos como a cafeína em excesso, podem desencadear crises de portadores de síndrome do pânico. Além do café podemos encontrar a cafeína em outros alimentos como chá, refrigerantes e chocolate. 
Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor, assim o correto é alimentar-se sempre de 3 em 3 horas.
Substâncias como vitaminas B1,B2,B3 ( castanha do Pará, ovos, amendoins) colaboram para diminuir a ansiedade .
Alimentos ricos em vitamina C ( laranja, acerola ), associado a Bioflavonóides (frutas vermelhas, uva), mantem as glândulas adrenais saúdaveis , as quais tendem a estar exaustas durante o período de ansiedade por causa da adrenalina.
Alimentos ricos em magnésio e cálcio ( iogurte , leite desnatado, aveia cozida ) também são substâncias que possuem efeito calmante ajudam a diminuir a sensação de nervosismo.
Alimentos ricos em triptofano ( amendoin, carne de frango, peixes) que estimulam a seretonina. O consumo adequado de proteínas é crucial para manter o humor e bem estar, porque sem triptofano suficiente o nível de serotonina no cérebro despencam
A prática de exercícios físicos, exposição a luz solar, adquirindo vitamina D, se divertir e incluir os alimentos citados em sua dieta sáo outras formas de impulsionar a produção de serotonina no organismo

Dica de alguns alimentos para incluir no seu dia a dia :
Chocolate
Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.
Aveia
Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
Banana madura
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido.
Brócolis
Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.
Espinafre e folhas verde-escuras
Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.
Sementes oleaginosas
São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-brasil. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.
Laranja, maracujá e jabuticaba
Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.
Leite
Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.
Ovos
Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.
Peixes e frutos do mar
Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.
Pimenta
A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.
Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.
Alface
Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

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Hoje teve retorno com ela ! Se tem alguém que é a responsável pelas grandes mudanças no meu corpo e saúde é ela !!!! Estou feliz demais com os resultados!!! E segue o foco. Minha nutri maravilhosaaaaaa

Juliana Heredia - 30 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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