Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Alimente a sua mente

Alimentação para uma mente saudável

  • Em 17/09/2021 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Há uma serie de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem estar e euforia, entre eles a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.
Existem alimentos também que podem piorar a situação.
Alimentos como a cafeína em excesso, podem desencadear crises de portadores de síndrome do pânico. Além do café podemos encontrar a cafeína em outros alimentos como chá, refrigerantes e chocolate.
Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor, assim o correto é alimentar-se sempre de 3 em 3 horas.
Substâncias como vitaminas B1,B2,B3 ( castanha do Pará, ovos, amendoins) colaboram para diminuir a ansiedade .
Alimentos ricos em vitamina C ( laranja, acerola ), associado a Bioflavonóides (frutas vermelhas, uva), mantem as glândulas adrenais saúdaveis , as quais tendem a estar exaustas durante o período de ansiedade por causa da adrenalina.
Alimentos ricos em magnésio e cálcio ( iogurte , leite desnatado, aveia cozida ) também são substâncias que possuem efeito calmante ajudam a diminuir a sensação de nervosismo.
Alimentos ricos em triptofano ( amendoin, carne de frango, peixes) que estimulam a seretonina. O consumo adequado de proteínas é crucial para manter o humor e bem estar, porque sem triptofano suficiente o nível de serotonina no cérebro despencam
A prática de exercícios físicos, exposição a luz solar, adquirindo vitamina D, se divertir e incluir os alimentos citados em sua dieta sáo outras formas de impulsionar a produção de serotonina no organismo

Agende a sua consulta, atendo online e presencial no Tatuapé em São Paulo.
Aguardo você !
 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Sempre fui meio desconfiada com nutricionista por achar que são dietas loucas, mas quando conheci a Dra Andrea Marim tive a ideia totalmente derrubada! Tratamento com muito profissionalismo e que me ajudou a alcançar o que eu queria. Indico muito!

Cláudia Hassum - 48 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.