Qualidade de vida é uma opção pessoal. Só que, para tomar uma decisão consciente, as pessoas precisam de informações.
É por isso que qualidade de vida tem a ver com escolhas de bem-estar, claro que elas estão limitadas pelos padrões de convivência social.
A idéia de associar exercícios físicos à qualidade de vida, por exemplo, nasceu nos Estados Unidos, na década de 70.
Para algumas pessoas, realmente funciona assim, mas tem gente que simplesmente abomina fazer ginástica.
Essas pessoas podem optar por uma levar uma vida sedentária, mesmo sabendo dos prejuízos que isso acarreta para a saúde. Por mais estranho que possa parecer, tal atitude não deixa de ser uma escolha de bem-estar, uma vez que essas pessoas têm consciência da decisão que tomaram e não estão prejudicando ninguém.
Embora haja algumas linhas mestras, não dá para padronizar a qualidade de vida. Senão, cairemos numa ditadura -- exatamente como aquela que impera no campo da estética corporal.
Você não precisa ser radical e abrir mão das coisas que gosta de fazer e comer para ser saudável. Devemos apenas adaptar a rotina, incorporando hábitos importantes e saudáveis , como fazer atividade física de forma regular e se alimentar com equilíbrio e critério.
Afinal, quem mais pode fazer pela sua saúde do que você mesmo?
Em resumo, se conseguirmos melhorar a nossa condição de saúde física rumo a uma vida mais saudável, através de uma correta promoção da saúde, então conseguiremos melhorar a nossa qualidade de vida.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!