Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Kefir

Tipos e Benefícios

  • Em 03/05/2017 (Andréa Marim CRN-3 15233)

1- O que é o Kefir ?
kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. É umprobiótico muito parecido com o iogurte. E assim como o iogurte, o kefir tem muitos benefícios a saúde já comprovados.


2- O que são e para que servem os pre e probióticos?
 foi definido inicialmente como: organismos vivos que quando ingeridos exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal da pessoa que os consumiu.

Os representantes mais conhecidos desse grupo têm nomes complicados: frutooligosacarídeos (FOS) e inulina. Mas o que interessa mesmo é que eles podem ser facilmente encontrados. Os FOS, por exemplo, estão concentrados em alimentos de origem vegetal que podem ser comprados na feira ou no supermercado, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. Já a inulina está presente principalmente na raiz da chicória, e também no alho, na cebola, no aspargo e na alcachofra.

os prebióticos também são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois eles funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, ou seja, para os probióticos. Assim sendo, pode-se afirmar, inclusive, que os dois juntos são ainda mais fortes e contribuem ainda mais para a reorganização da flora intestinal.

Mas, o que são os prebióticos? Esses alimentos são tipos de fibras alimentares não-digeríveis pelo nosso corpo. Eles favorecem mais a multiplicação das bactérias benéficas do que prejudiciais à saúde.


3- Como e onde encontrar o kefir? 
O kefir deve ser doado, como um ato de amor
 

4- Como cultivar/manter? 
Coloque 1 colher (sopa) de grãos do Kefir em um vidro limpo. 
Junte 500 ml de leite frio ou gelado (de vaca, búfala ou cabra, integral, desnatado, fresco ou longa-vida). 
No frio, evite o leite gelado e aqueça um pouquinho, só para tirar o gelo. 
Não deve ser morno. 

Tampe sempre o recipiente em que seu kefir ficará, não deixe espaços
ou furos pois as formigas ou mosquinhas de frutas invadirão e poderão
colocar ovos, que dificilmente poderão ser separados dos grãos de kefir, por
causa da semelhança da cor, o destino será o descarte total do kefir.

Deixe em temperatura ambiente, ou guarde-o na geladeira em dias muito quentes.
Coe a cada 12 horas, 24 horas como preferir.
Se esquecer, pode coar até depois de 72 horas, mas vai ficar muito ácido. 
Depois de coado, consuma em até 3 ou 4 dias na geladeira. 
Mas procure fazer a quantidade que possa tomar diariamente.

 

5- Como ele ajuda na dieta? 
Para a perda de peso é importante uma alimentação equilibrada ,  o Kefir oferece ao organismo nutrientes  como proteínas  , cálcio, vitamina D e vitamina K , e também  ajuda no  emagrecimento pois proporciona sensação de saciedade , diminuindo a ingestão excessiva de  alimentos nas refeições, colaborando para a perda de peso pois diminui as calorias das refeições diárias
 

6- E na saúde? 
O Kefir traz benefícios á saúde , pos previne a prisão de ventre e diarreia, ansiedade , candidíase , depressão, inflamações intestinais , alergias, controle do colesterol, reumatismo e osteoporose


7- Tem alguma contraindicação ou algum cuidado antes de consumir? 
Geralmente não tem nenhum efeito colateral , mas : Pode causar azia em pessoas com gastrite ou esofagite Se a pessoa tiver intestino – solto pode ocasionar diarreias .Atenção no preparo  para evitar riscos de contaminação  na hora da preparação assim como no armazenamento


8- Qual a diferença entre kefir de água e de leite?

 Existem várias diferenças, a começar pelo cultivo; o tibico fermenta na água com açúcar mascavo. podendo também ser cultivado em chás e sucos naturais, Os grãos do Kefir de água são massas mucilaginosas transparentes e pequenas, que consistem em polissacarídeos (dextrans) com cadeias compostas apenas de glicose. Em um nível físico, os grãos de Kefir de água tradicionais são mais densos do que os grãos de Kefir de leite tradicionais do Cáucaso, pois estes têm uma propriedade elástica que falta àqueles. Os anteriores são completamente delicados, tendo uma tendência a lascar-se ou cortar facilmente com qualquer aresta. Estes grânulos, saltam quando deixados cair em uma superfície sólida, o que não acontece com os grãos de Kefir de leite. Os grãos de Kefir de água crescem diariamente em torno de 30% do seu volume, totalmente ao contrário ao Kefir de leite que demora um mês ou mais para dobrar de volume.

O Kefir de leite, cultivado em qualquer tipo de leite, é excelente para regular o intestino (a priori), com muitos outros beneficios, sendo seu uso na culinária eficientíssimo.

Beneficios mais conhecidos do Kefir de leite
Regula o sistema imunológico, aumentando a resistência a doenças. Tem uma influência positiva no coração, sangue e sistema circulatório; cura problemas nos rins, no tracto urinário e protege a próstata; tem uma influência positiva no colesterol, osteoporose e reumatismo; suporta a produção de enzimas e recupera o pâncreas; melhora o funcionamento do fígado, baço, regulariza a produção da bílis, influenciando positivamente na ocorrência da hepatite; cura colite, diarréia, catarro; cura a candidíase; reequilibra a flora intestinal e os ácidos do estômago, cura o duodeno e úlceras; produz seu próprio antibiótico, eliminando bactérias nocivas; cura inflamações internas e externas; é totalmente favorável à quem não tolera a lactose, devido a eliminá-la em seu processo fermentativo; produtos elaborados à base de Kefir de leite não causam reação negativa ao intolerante à lactose; produz componentes anticancerígenos, prevenindo a metástase e favorecendo a cura. Reduz a ansiedade, a depressão, aumentando a energia e a sensação de bem-estar; produz todas as vitaminas necessárias e bactérias benéficas à saúde diária. Quase um século de estudo científico e médico confirmam a lista acima disponível pelo Diário de Pesquisas do Instituto da antiga URSS. Com o aumento do custo mundial dos cuidados médicos por doenças crônicas, o Kefir real está não só ganhando a popularidade pelos seus benefícios à saúde,mas também pelo seu baixo custo médico. Com a crescente resistência aos antibióticos, pesquisas intensivas sobre Kefir real estão sendo conduzidas na Europa e Japão.

Beneficios mais conhecidos do Kefir de água
Com potencial depurativo mais elevado, promove de imediato a eliminação de toxinas em todo o organismo. Seu uso cosmético é eficientíssimo. Algumas receitas incluem a adição de frutas secas tais como o figo, o damasco ou passas, que realçam o sabor e aumentam os nutrientes. Regula o sistema imunológico e aumenta a resistência a doenças; Regula a tensão arterial, o açúcar no sangue e cura a diabetes; Cura bronquites, tuberculoses, asma, alergias e enxaquecas. Cura vários tipos de eczema e desordens de pele, como a psoríase e a acne, Regulariza o metabolismo, a digestão e ajuda no funcionamento do cólon; alivia a candidíase, podendo chegar à cura. Assim como o Kefir de leite, reduz a ansiedade, a depressão, aumentando a energia e a sensação de bem-estar; Retarda o processo de envelhecimento, auxilia decisivamente a vitalidade da pele, cabelo e músculos; enzimático em potencial, acelera o metabolismo e é de extrema eficiência na manutenção do peso ideal.

Clique Aqui e Veja as Receitas

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 A Dra Andrea faz um atendimento detalhado, buscando todos dados e informações sobre o paciente, rotina, preferências, etc. O atendimento é personalizado para cada pessoa com suas individualidades. O cardapio vem preparado de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente, respeitando sua rotina e gostos. Tenho acesso a tirar duvidas sobre minha dieta a qqr momento.. Gostei muito do atendimento, inclusive indiquei a pessoas conhecidas que tambem gostaram muito.. Agora é só manter a disciplina e o acompanhamento com a Dra e ver os resultados..

 

Jackeline Godoy 28 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.