A sarcopenia é um processo fisiológico que é caracterizado pela perda de massa, função e capacidade muscular de acordo com o decorrer da idade. Alguns estudos já mostram que essas perdas começam a partir de 40 anos de idade, porém, se intensifica após os 70 anos, podendo gerar uma redução de massa muscular de 15% a cada 10 anos (Vitale et al., 2016). No Brasil, nos últimos 60 anos, a população idosa cresceu cerca de 5%, equivalente a 15 milhões de pessoas.
A nutrição e o exercício físico exercem em conjunto um papel essencial para o controle desse processo, preservando a massa muscular, força, capacidade de realizar tarefas inseridas no cotidiano dos idosos e assim, melhorando a qualidade de vida. Algumas estratégias são evidenciadas por alguns autores, a mais estudada é o aumento da quantidade proteica diária desses indivíduos, já que os mesmos possuem uma resistência muscular anabólica. Sendo assim, com a necessidade de proteínas aumentada, a recomendação desse macronutriente para essa população varia de 1,5 – 1,8g/kg/dia ou de 30 – 40g por refeição. Já em relação à suplementação em conjunto ao exercício físico, a creatina e o HM-B (β-hidroxi β-metilbutirato) mostram resultados bastante interessantes no que se diz a respeito de ganho de força e preservação de massa muscular. Com os avanços científicos, essa linha de pesquisa vem crescendo cada vez mais.
Recentemente, novas estratégias vêm sendo discutidas, porém, com mecanismos e ações não totalmente comprovados pela ciência. São os casos da administração de beta-alanina, ácido ursólico, algumas vitaminas e aminoácidos isolados. Vale salientar que para uma prescrição correta e individualizada de alimentação e treinamento, procure sempre um nutricionista e educador físico.
Há 6 anos resolvi mudar minha vida parei de fumar ,beber e comecei a fazer atividade fisica comecei a fazer musculação e depois de alguns meses a correr onde mal conseguia correr 500 metros também com 110kg era difícil rsrsr, procurei um profissional uma nutricionista do esporte a Dra. Andrea Marim onde me orientou e ainda me orienta como devo me alimentar . com o acompanhamento da Dra Andrea consegui emagrecer com muita mais qualidade hoje tenho 85kg mas com uma força muscular que antes não tinha o que me ajudou em muito em minhas corridas e com a Andrea consegui perder gordura e manter minha massa muscular, isso não conquista de um dia para o outro,é um processo que requer comprometimento ; estou a 5 meses nesse processo e tenho certeza que vou colher muitos frutos e não canso de dizer meu muito obrigado a essa profissional.
Ronaldo Pereira Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.