Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Como Evitar a Sarcopenia

  • Publicado em 15/04/2017

A sarcopenia é um processo fisiológico que é caracterizado pela perda de massa, função e capacidade muscular de acordo com o decorrer da idade. Alguns estudos já mostram que essas perdas começam a partir de 40 anos de idade, porém, se intensifica após os 70 anos, podendo gerar uma redução de massa muscular de 15% a cada 10 anos (Vitale et al., 2016). No Brasil, nos últimos 60 anos, a população idosa cresceu cerca de 5%, equivalente a 15 milhões de pessoas.
A nutrição e o exercício físico exercem em conjunto um papel essencial para o controle desse processo, preservando a massa muscular, força, capacidade de realizar tarefas inseridas no cotidiano dos idosos e assim, melhorando a qualidade de vida. Algumas estratégias são evidenciadas por alguns autores, a mais estudada é o aumento da quantidade proteica diária desses indivíduos, já que os mesmos possuem uma resistência muscular anabólica. Sendo assim, com a necessidade de proteínas aumentada, a recomendação desse macronutriente para essa população varia de 1,5 – 1,8g/kg/dia ou de 30 – 40g por refeição. Já em relação à suplementação em conjunto ao exercício físico, a creatina e o HM-B (β-hidroxi β-metilbutirato) mostram resultados bastante interessantes no que se diz a respeito de ganho de força e preservação de massa muscular. Com os avanços científicos, essa linha de pesquisa vem crescendo cada vez mais.
Recentemente, novas estratégias vêm sendo discutidas, porém, com mecanismos e ações não totalmente comprovados pela ciência. São os casos da administração de beta-alanina, ácido ursólico, algumas vitaminas e aminoácidos isolados. Vale salientar que para uma prescrição correta e individualizada de alimentação e treinamento, procure sempre um nutricionista e educador físico. 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Quando procurei a Dra Andrea tinha muitas dúvidas a respeito do que e como comer , percebia que fazia uma alimentação totalmente equivocada, pois comia muito de um grupo e deixava de consumir outros grupos alimentares.Ao mesmo tempo gastava muito com suplementação e o resultado  não era satisfatório em relação ao meu objetivo. No momento que procurei ela  consegui resultados rápidos e relevante, pois fui orientado de como  equilibrar o consumo da suplementação e horários, com isso consegui equilibrar minha alimentação e excluir os excessos.
Hoje tenho uma alimentação balanceada com resultados significativos.

Ricardo Fernandes 50 Anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?