A sarcopenia é um processo fisiológico que é caracterizado pela perda de massa, função e capacidade muscular de acordo com o decorrer da idade. Alguns estudos já mostram que essas perdas começam a partir de 40 anos de idade, porém, se intensifica após os 70 anos, podendo gerar uma redução de massa muscular de 15% a cada 10 anos (Vitale et al., 2016). No Brasil, nos últimos 60 anos, a população idosa cresceu cerca de 5%, equivalente a 15 milhões de pessoas.
A nutrição e o exercício físico exercem em conjunto um papel essencial para o controle desse processo, preservando a massa muscular, força, capacidade de realizar tarefas inseridas no cotidiano dos idosos e assim, melhorando a qualidade de vida. Algumas estratégias são evidenciadas por alguns autores, a mais estudada é o aumento da quantidade proteica diária desses indivíduos, já que os mesmos possuem uma resistência muscular anabólica. Sendo assim, com a necessidade de proteínas aumentada, a recomendação desse macronutriente para essa população varia de 1,5 – 1,8g/kg/dia ou de 30 – 40g por refeição. Já em relação à suplementação em conjunto ao exercício físico, a creatina e o HM-B (β-hidroxi β-metilbutirato) mostram resultados bastante interessantes no que se diz a respeito de ganho de força e preservação de massa muscular. Com os avanços científicos, essa linha de pesquisa vem crescendo cada vez mais.
Recentemente, novas estratégias vêm sendo discutidas, porém, com mecanismos e ações não totalmente comprovados pela ciência. São os casos da administração de beta-alanina, ácido ursólico, algumas vitaminas e aminoácidos isolados. Vale salientar que para uma prescrição correta e individualizada de alimentação e treinamento, procure sempre um nutricionista e educador físico.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!