É possível ser um vegetariano saudável, equilibrado e ter performance no esporte. Alimentação balanceada serve independente do modelo de dieta seguida. Um plano alimentar estratégico livre de alimentos de origem animal é capaz de garantir equilíbrio fisiológico fornecendo energia, nutrientes estruturais, como as proteínas na quantidade adequada, todos aminoácidos essenciais e micronutrientes garantindo manutenção e ganho estrutural, além de performance nas mais diversas modalidades esportivas. Nossas células não funcionam somente a base de carboidratos e proteínas, a interação com todos os outros nutrientes presentes em uma alimentação equilibrada é essencial para saúde e performance.
Hoje vemos a nutrição esportiva sendo praticada de forma unilateral onde dá-se grande foco e importância a dupla de macronutrientes. Os fitoquímicos, por exemplo, não são muito levados em consideração por não fazerem parte da tabela nutricional convencional, mas a interação dos fitoquímicos das plantas com nossa saúde e performance é imprescindível no esporte e negligenciada por muitos. A alimentação balanceada é baseada no aporte adequado de todos os nutrientes necessários: equilíbrio fisiológico e metabólico. O ser humano é uma máquina bioquímica, metabólica, fisiológica que depende de vários ingredientes.
Não existe corpo que funcione só para o esporte, precisa-se garantir base fisiológica, não vai funcionar com suplemento aqui, ativador metabólico ali. A nutrição esportiva é nada mais do que a verdadeira nutrição que busca equilíbrio fisiológico e metabólico gerenciando demandas aumentadas diretamente ligadas às necessidades do esporte.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!