Estresse x Cortisol

Fique calmo e no controle

  • Publicado em 05/03/2017

Adicionar no seu Flipboard

Produzido pelas glândulas suprarrenais, o cortisol  é m hormônio que é liberado em nosso organismo em momentos de maior agitação, como por exemplo na hora do treino, ou em maior quantidade em situações de estresse.

Nessas situações, as glândulas suprarrenais também produzem adrenalina e noradrenalina que, juntamente com o cortisol, proporcionam alterações em nosso corpo como o Aumento da frequência cardíaca, aumentando a quantidade de oxigênio nos músculos; Elevação dos níveis de açúcar no sangue proporcionando o aumenta da quantidade de energia; Diminuição da produção de insulina, e consequentemente impede  que o açúcar seja armazenado, deixando-o livre para ser "queimado" rapidamente pelos músculos; Estreitamento dos vasos sanguíneos, fazendo o coração a trabalhar mais, aumentando a quantidade de sangue nos tecidos.

Em um curto período de tempo essas alterações são benéficas e auxiliam num desempenho mental melhor para achar soluções ou decidir algo rapidamente,  numa situação de estresse.

Contudo, a conjunção estresse constante e cortisol em níveis altos, durante um período prolongado de tempo, tem como resultado  de problemas de saúde:

Pressão alta e problemas no coração,Diabetes, advindo do aumento dos níveis de açúcar no sangue causado pelo cortisol.Aumento da barriguinha. Pois, com a diminuição de insulina ocorre o aumento excessivo da gordura abdominal. diminuição da resistência imunológica do organismos, abrindo portas para resfriados, gripes e outros tipos de infecções mais facilmente.
Dessa forma tente relaxar e evite o estresse. Faça uma boa alimentação, pratique esportes, yoga ou até meditação para manter corpo e mente sãos.
No stress!




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?