Numa dieta de emagrecimento, o pão costuma ser o primeiro da lista de alimentos riscado do cardápio. Mas ele não é o vilão para quem está lutando contra a balança!
Contudo, isso é um erro. O pão não é responsável pelo ganho de peso, mas sim um descobrir geral do que se come somado a uma vida completamente sedentária.
A perda de peso é o resultado de diversas mudanças de comportamento alimentar, como a criação de hábitos saudáveis aliado à prática de exercícios, e não resultado da exclusão de alimentos específicos.
Por esse motivo exponho 10 motivos para se consumir o pão nosso de cada dia:
1. Pão é uma fonte de carboidrato, nutriente que garante energia e disposição para realizar as tarefas do dia a dia;
2. Alimentos ricos em carboidrato promovem a formação de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo humor e sensação de bem-estar. Sendo assim, consumir pão pode ajudar a manter o bom humor e bem-estar;
3. Possui vitaminas do complexo B, que contribuem para manter o cérebro saudável e a memória ativa. Mas atenção: as farinhas integrais são mais ricas neste complexo que as brancas;
4. A versão integral tem minerais, como fósforo e magnésio, que atuam na formação e manutenção dos ossos;
5. Alguns trazem grãos inteiros, rico em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino;
6. Pães integrais têm fibras que contribuem para a saciedade e assim pode ajudar no controle do peso;
7. Os integrais podem auxiliar na redução do colesterol;
8. Quando consumido antes da prática de atividade física, fornece energia rápida para o exercício;
9. O consumo após a atividade física, ajuda a repor os estoques de energia, favorece a recuperação muscular e evita a fadiga muscular;
10. Dietas restritas em carboidratos têm impacto prejudicial na função vascular e na circulação, por isso o equilíbrio no consumo de carboidratos é favorável para saúde cardiovascular.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!