Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Gestantes e Nutrição

  • Publicado em 03/07/2019

Gestação é um momento crucial na vida das mulheres, pois o organismo passa por uma verdadeira transformação. Neste momento não pode-se descuidar da nutrição para as gestantes, apostando em alimentos saudáveis para garantir uma gravidez tranquila e sem elevado aumento de peso.
A gestação não é época para fazer dietas restritivas e nem perder peso, bem como também não significa comer em excesso, ou “comer por dois”. O ideal é chegar ao final da gravidez com 7,0 a 15,0Kg a mais, no máximo. Os nove meses de gestação exigem uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares,
o que não significa comer exageradamente. Mas, em determinados períodos, o consumo de certos nutrientes deve ser reforçado.
O segredo está na escolha dos nutrientes, que precisam ser consumidos adequadamente em cada fase da gravidez,para garantir a saúde do bebê e da futura mãe.
Por isso é necessário focar na nutrição para a gestante, com uma alimentação selecionada e balanceada.

Abaixo listo os nutrientes para gestação
PRIMEIRO TRIMESTRE
Ácido fólico — ou vitamina B9, é o nutriente mais utilizado pelas grávidas e indicado pelos médicos. Sua ingestão previne defeitos na formação do tubo neural do feto
(estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal). Boa parte dos ginecologistas e obstetras recomenda que a mulher que deseja engravidar já comece 
a tomar a vitamina B9 pelo menos três meses antes da concepção e continue a sua ingestão no primeiro trimestre de gestação.

SEGUNDO TRIMESTRE
Vitamina C — age na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.
Magnésio — o mineral que favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.
Vitamina B6 — importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto.
Ferro — é essencial na produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Evita que a mãe ou o bebê tenham anemia.
TERCEIRO TRIMESTRE
Cálcio — por conta de seu papel na formação óssea do bebê, o mineral é obrigatório na dieta da futura mãe. Sua deficiência pode provocar cáries, cãibras e unhas quebradiças.
O cálcio tem outra nobre função: a de auxiliar a produção de leite após o parto. Ele ajuda ainda no processo de coagulação do sangue e na manutenção da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares. Mas vale uma dica: evite consumir fontes de ferro e cálcio juntas, como carne e leite, pois um nutriente
atrapalha a absorção do outro. 
Para saber mais, agende agora mesmo uma consulta

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Sempre fui meio desconfiada com nutricionista por achar que são dietas loucas, mas quando conheci a Dra Andrea Marim tive a ideia totalmente derrubada! Tratamento com muito profissionalismo e que me ajudou a alcançar o que eu queria. Indico muito!

Cláudia Hassum - 48 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?