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Manteiga x Margarina

  • Publicado em 08/05/2019

A manteiga e a margarina fazem parte da rotina matinal de muitas pessoas, mas todo mundo sempre pergunta qual seria a melhor opção.
A manteiga é de origem animal e feita da nata de leite batida. A margarina é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans e saturadas.

Prós e Contras da Manteiga
Prós : rica em vitamina A , e em vitamina E, fácil digestibilidade e bem saborosa , não possui girduras trans , não aumenta o colesterol, fonte de vitamina D 
Contras : alguns estudos mostram que seu consumo elevado pode aumentar o risco de cataratas , favorece a arteriosclerose e doenças cardiovasculares quando consumido em excesso 
Prós e Contras da Margarina
Prós : não existe nenhum benefício além do baixo custo se comparado a manteiga 
Contras : Não possui nenhum valor nutricional ( vitaminas e minerais ) ricas em gorduras trans , são feitas de óleos vegetais que passam por processos de hidrogenação ( o que promove a cremosidade ) essa gordura pode ser acumulada nas artérias.

Outras opções
Eu não recomendo o uso de nenhuma das duas constantemente, e outras opções mais saudáveis podem ser incluídas na rotina como por exemplo azeite de oliva e a Manteiga Ghee

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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