Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Manteiga x Margarina

  • Publicado em 08/05/2019

A manteiga e a margarina fazem parte da rotina matinal de muitas pessoas, mas todo mundo sempre pergunta qual seria a melhor opção.
A manteiga é de origem animal e feita da nata de leite batida. A margarina é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans e saturadas.

Prós e Contras da Manteiga
Prós : rica em vitamina A , e em vitamina E, fácil digestibilidade e bem saborosa , não possui girduras trans , não aumenta o colesterol, fonte de vitamina D 
Contras : alguns estudos mostram que seu consumo elevado pode aumentar o risco de cataratas , favorece a arteriosclerose e doenças cardiovasculares quando consumido em excesso 
Prós e Contras da Margarina
Prós : não existe nenhum benefício além do baixo custo se comparado a manteiga 
Contras : Não possui nenhum valor nutricional ( vitaminas e minerais ) ricas em gorduras trans , são feitas de óleos vegetais que passam por processos de hidrogenação ( o que promove a cremosidade ) essa gordura pode ser acumulada nas artérias.

Outras opções
Eu não recomendo o uso de nenhuma das duas constantemente, e outras opções mais saudáveis podem ser incluídas na rotina como por exemplo azeite de oliva e a Manteiga Ghee

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Sempre fui meio desconfiada com nutricionista por achar que são dietas loucas, mas quando conheci a Dra Andrea Marim tive a ideia totalmente derrubada! Tratamento com muito profissionalismo e que me ajudou a alcançar o que eu queria. Indico muito!

Cláudia Hassum - 48 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?