Ansiedade é uma emoção normal, mas em excesso pode virar doença. Muita gente acaba descontando na comida e isso leva ao sobrepeso e vários problemas de saúde relacionados a ele.Existem alimentos que podem ajudar e outros que devem ser evitados.
Alimentos ricos em triptofano podem ajudar pois estimulam a produção de serotonina proporcionando sensação de bem estar.
Existem hábitos alimentares (tanto comidas quanto bebidas) que agravam o quadro de uma pessoa ansiosa? Quais são eles e por que isso ocorre?
Açúcares, doces , alimentos processados e industrializados , cafeína que está presente no café , chá preto e mate e evitar também bebidas energéticas e o Álcool. Preparações a base de cafeína ,por serem estimulantes podem aumentar ou desencadear a ansiedade
Existem alimentos que provocam uma sensação de alívio momentâneo, mas a longo prazo são uma saída prejudicial à saúde e ao próprio quadro de ansiedade? Por que isso acontece?
(por exemplo: alguns fumantes alegam que o cigarro provoca o alívio imediato, mas o elemento é a causa de distúrbios como vício e doenças)
Sim estes alimentos são os açucarados e o açúcar, proporcionam sensação de bem estar , mas pode também ocasionar problemas de saúde como resistência a insulina e diabete tipo 2 e ao ganho de peso ( obesidade) mas é uma satisfação momentânea onde há alteração da serotonina causando picos de insatisfação.
Que alimentos podem auxiliar uma pessoa já diagnosticada com ansiedade?
Alimentos ricos em ômega 3 – sementes e oleaginosas, alimentos ricos em magnésio como o chocolate, alimentos ricos em triptofano – chocolate amargo , amendoim, leite e derivados.
Não deixe a ansiedade trazer hábitos alimentares ruins para sua vida e para a sua saúde !
Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz. AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de
Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.
No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.
Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.
Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!
Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!
Abraços!
Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.