Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Quer saber mais sobre antioxidantes?

Nutriçao Funcional

  • Em 06/04/2016 (Andréa Marim CRN-3 15233)

 

O que são antioxidantes?

.

Os antioxidantes são substâncias que retardam ou impedem a formação de radicais livres no organismo, que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças cardíacas, diabete e câncer. Assim, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células. Portanto uma dieta rica em antioxidantes reduz os riscos das principais doenças degenerativas humana.

 

O que são os s radicais livres?

São produzidos como parte de nosso metabolismo natural, como também são introduzidos no organismo através de fontes externas como exposição ao sol ou a poluição. Outros meios incluem stress, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos insalubres, medicamento e cigarro. Os antioxidantes atuam combatendo estes radicais livres e são essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

 

Importância dos antioxidantes

· Impedir a formação dos Radicais livres

· Reparo das lesões causada pelos radicais livres, reconstituindo as membranas danificadas

 

Onde eles podem ser encontrados?

Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos naturais e nos suplementos de vitaminas e sais minerais. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados por um profissional de saúde qualificado, como o médico ou o nutricionista.

Como podem ser consumidos?

Podem ser consumidos através da alimentação e da suplementação.

 

Quem pode consumi-los?

Todo indivíduo que tem uma alimentação saúdavel e equilibrada, incluindo em seu cardápio o consumo de verduras , legumes , frutas, oleaginosas , já estão tendo os benefícios dos antioxidantes, portanto des de crianças até a vida adulta podem e devem consumi-los.

Existe uma quantidade ideal?

Para milhões de pessoas no mundo, tomar suplemento vitamínico faz parte da rotina diária. A indicação deve ser precisa, as formulas utilizadas precisam ser analisada de acordo com a necessidade do indivíduo. Precisamos ter uma alimentação o mais equilibrado possível, desta forma a alimentação dificilmente irá ultrapassar as doses seguras se alimentando corretamente. Por outro lado, é fácil se intoxicar com pílulas e cápsulas que contem doses acima do que o indivíduo necessita. A toxicidade da suplementação de antioxidantes é uma condição na qual a pessoa desenvolve sintomas e efeitos secundários após o uso de doses maciças. As vitaminas e sais minerais variam de quantidade. De pessoa para pessoa, incluindo suas individualidades.

Estudos onde o consumo exagerado de selênio, aumentou o risco de Diabetes tipo 2 , por isso não se deve se autosuplementar. Procure sempre um profissional capacitado para avaliar a real necessidade de usar suplementos

 

 

Eles são primordiais para a vida humana?

Sim, pois combatendo os radicais livres evita-se o surgimento de vários tipos de doenças.

 

Quais seriam os melhores exemplos de antioxidantes?

Os antioxidantes obtidos da dieta, tais como vitamina C, E, A, os flavonoides e carotenoides são extremamente importantes na intercepção dos Radicais livres nas células

· B-caroteno e Vitamina A : Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo. Estão presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.

 

· Vitamina C: Protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.


Vitamina E: demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento e de um bom funcionamento do sistema imunológico desempenha um papel na capacidade que o corpo tem de processar a glicose prevenir o envelhecimento celular;
presente em grãos e sementes oleagenosas, como gérmen de trigo, sementes de girasol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticíneos e óleos vegetais.

· Flavonóides
: estes compostos na nossa dieta demonstraram que possuem efeito protetor contra as doenças cardiovasculares, as suas propriedades antioxidantes tem sido comprovado em estudos com animais e em seres humanos .Encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.

· Catequinas: também está associado ao desenvolvimento e progressão de doenças cardiovascular. Presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.

· Licopeno
: estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em licopeno, foi associado a um menor risco de câncer, principalmente de próstata. Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.

Eles podem ser consumidos em forma de suplementação alimentar?

A quantidade recomendada de vitaminas e minerais pode ser obtida através dos alimentos, portanto por vários motivos como paladar ou pela disponibilidade do alimento, uma ingestão perfeita dos micronutrientes ( vitaminas e sais minerais ) é muito difícil. Outro quesito importante é que pelo mau uso do solo, e pelas várias técnicas para acelerar a produção, e até a trangênicidade , e também no seu preparo podendo ser oxidados os alimentos não possuem a mesma concentração de nutrientes, apresentada nas tradicionais tabelas de composição química

Podemos garantir a ingestão dos micronutrientes com uma suplementação vitamínica mineral , portanto antes de fazer uma suplementação é bom investigar os hábitos alimentares e complementar com exames bioquímicos pois cada indivíduo possui necessidades diferentes de micronutrientes . O nutricionista também deve determinar a maneira exata de suplementação evitando toxicidade ou competição entre os micronutrientes

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz.  AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de

Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.

No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.

Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.

Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!

Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!

Abraços!

Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.