Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Longevidade

  • Em 11/01/2019 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Você sabia que as vitaminas que conhecemos são chamadas de vitaminas de sobrevivência. 
Saiba também que existe uma outra categoria que podem ser chamadas de as "vitaminas da longevidade".  Como o próprio nome diz,  elas existem para garantir uma boa e saudável vida longa.
De acordo com o Dr Bruce Ames que possui vários artigos científicos publicados e é diretor do Centro de Metabolismo e Nutrição de um Hospital em Oakland nos Estados Unidos, existem 11 compostos que são vitais para uma vida longa e saudável.

Mas obviamente , o consumo deles deve sempre estar devidamente orientado por um profissional de nutrição.

PQQ (pirroloquinolina quinona) - Encontrado em produtos fermentados de soja,  espinafre,  chá verde,  salsa e kiwi, melhora as funções cognitivas , protege o embranquecimento dos cabelos, é neuro e cardio protetor.

Taurina - Fundamental para funções cardiovasculares, musculares, neurológicas e visuais. Normalmente é sintético, pois a forma natural que é obtida da bile de touro sai muito mais cara para ser produzida.

Luteina e zeaxantina - São encontradas predominantemente nos vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes; tais como nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, dentre outros. Ajudam na prevenção da degeneração da visão.

Licopeno e astaxantina -  Licopeno e astaxantina são carotenóides abundantes em tomates e em algas e frutos do mar. São antoxidantes poderosos e de ação muito positiva na saúde em geral.

alfa caroteno , beta caroteno e beta criptoxantina - O alfacaroteno e o betacaroteno são encontrados em legumes e frutas amarelo-alaranjadas, como por exemplo, cenoura, abóbora, melão, mamão, manga, pêssego, laranja, milho; e vegetais folhosos verdes escuros, como a couve, espinafre, chicória, brócolis, mostarda, agrião e folhas do nabo. A beta criptoxantina também é um carotenóide similar ao betacaroteno. Pode ser isolado a partir de diversas fontes, incluindo pétalas e plantas do genero Physalis, papaia, laranja, gema de ovo e soro bovino.

Ergotianina - Não obtido por suplementos industrializados, este poderoso antioxidante é encontrado apenas em cogumelos.

Queuína - Encontrado em muitos alimentos vegetais, bem como no leite. Também é produzido por bactérias intestinais, mas não está disponível em suplementos.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Sempre fui meio desconfiada com nutricionista por achar que são dietas loucas, mas quando conheci a Dra Andrea Marim tive a ideia totalmente derrubada! Tratamento com muito profissionalismo e que me ajudou a alcançar o que eu queria. Indico muito!

Cláudia Hassum - 48 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.