Dieta Cetogênica

Como ela funciona

  • Publicado em 27/09/2016

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O que é a dieta Cetogênica e como ela funciona?
A dieta Cetogênica é um tipo de dieta que envolve a restrição de um ou mais tipos de grupos de alimentos para atingir a perda de peso. Criada  para perder uma quantidade significante de peso. 
- Quais são os benefícios da dieta Cetogênica?

Promover  o emagrecimento através do consumo de alimentos com a base de muita proteína e gordura, porém não necessariamente com poucas calorias.

- Existe algum malefício de seguir esse cardápio? E efeito-colateral?
Para muitos médicos e nutricionistas a dieta não  não seria segura, uma vez que anos de evidência científica sugeriam que a ingestão de muita gordura poderia elevar as taxas de colesterol e, desta forma, aumentar os riscos de doença cardiovascularmuitas pesquisas científicas  científica mostrando  seus os riscos e se ela teria benefícios.  Um desses estudos sobre a dieta  Cetogênica foi publicado em 2003 no New England Journal of Medicine. Os pesquisadores conduziram um experimento controlado para determinar as diferenças na perda de peso em homens e mulheres com obesidade que seguiram a dieta Cetogênica comparando com os que seguiram uma dieta convencional com redução total de calorias. Esse estudo durou um ano. Além de monitorar a perda de peso, outros teste foram feitos incluindo de açúcar no sangue, colesterol, HDL (o bom colesterol), níveis de insulina e pressão sanguínea. Os resultados foram interessantes e diferentes do que a maioria dos nutricionistas esperariam. Assim como a dieta Cetogênica defendia, depois de 3 meses os voluntários que seguiram a dieta  Cetogênica perderam 7-10% do peso original, enquanto os com a dieta convencional de poucas calorias perderam 3-5%. Os resultados depois de 6 meses foram similares. Porém, depois de um ano, aqueles seguindo a dieta de Cetogênica recuperaram peso, de modo que a diferença entre os dois grupos ficou insignificante. Isso indica que a dieta de Cetogênica poderia proporcionar maior perda de peso nos primeiros meses, mas não depois de um ano.

- Quais alimentos prioriza?
Todos os tipos de carnes [bovina, frango, suína, peixes, carnes de caça], presuntos de todos os tipos ovos à vontade [inclusive maionese caseira feita com gemas e óleo] óleos vegetais, e gorduras de origem animal como manteiga, nata Queijos duros e amarelos na quantidade máxima de 30g /dia
Adoçantes artificiais
Bebidas: refrigerantes  café, chá de ervas, água, mate
Verduras permitidas [ até 3 xícaras arrumadas frouxamente por dia] : alface, vegetais folhosos em geral, beringela, abobrinha, chuchu, tomate [até 2 por dia], couve, couve-flor, brócolis, rabanete, cheiro verde, pimentão, pepino, picles, repolho, acelga, cebola, alho.

Temperos: pimenta, sal, temperos secos como cominho, tomilho, curry, açafrão, orégano, manjerona)

- Quais alimentos não devem ser consumidos?
Todo o alimento que contiver  açúcar ou farinhas de todos os tipos: trigo, mandioca, milho, aveia, grãos e cereais  (arroz, macarrão, pães, bolachas, biscoitos, doces)  Frutas de todos os tipos, ( exceto o abacate ), inclusive sucos e derivados, e mesmo  refrigerantes , mesmo nas versões zero, eles ainda possuem frutose.
Vegetais de alto índice glicêmico: aipim, batatas, cenoura, beterraba, mandioquinha
Leguminosas como :milho, feijão, soja, lentilha, vagens, ervilhas
 Embutidos como linguiças, salames e salsichas [por conter muito carboidrato em sua composição]
Alimentos industrializado como: maionese industrializada, margarina, creme vegetal,laticínios : leite, iogurtes, queijos brancos ,requeijão chás de fruta, 
Temperos e molhos de salada que contenham carboidratos

- Qualquer pessoa pode fazer?
Não,  idosos, gestante e crianças não deverão segui-la , Toda  pessoa  que for fazer este tipo de dieta deverá  ser orientada e ter um acompanhamento médico e nutricional,  descartando qualquer tipo de doenças  e claro, com uma reeducação alimentar evitando engordar novamente.

- Ela pode ser feita por quanto tempo?
São 4 fases com duração de 14 dias cada  Indução , perda de peso continuada, pré –manutenção e manutenção ,cada uma será cada vez menos rigorosa que a anterior

- Até quantos quilos é possível perder seguindo esse plano alimentar?
 De até 10 Kg

- É possível praticiar atividade física durante o período da dieta? 
Sim, devido a dieta ser qualitativa, onde se prioriza a qualidade dos  alimentos a serem consumidos( gorduras e proteínas ) não há restrição quantidade favorecendo assim um aporte energético ,  para  a execução da atividade física

 

 

- Se sim, quais atividades podem ser feitas?
Todas aeróbicas e anaeróbicas, pois o organismo utilizará a gordura como fonte  de energia para executar a atividade física .

- Poderia sugerir um cardápio para 3 dias baseado nessa dieta?

 

DIA 1

DIA 2

DIA 3

CAFÉ DA MANHÃ

Sufle de presunto comclara de ovo com 2 fatias presunto cru

 ovos cozidos com parmesão ralado

Omelete com parmesão ralado e salsinha

LANCHE DA MANHÃ

Creme de abacate

1 fatia de queijo meia cura

Iscas de frango

ALMOÇO

Salada verde com tomates

filé mignon assado ou grelhado

Salada de alface americana  filé de frango grelhado ou desfiado

Salada de brócolis

Salmão grelhado ou sashimi

LANCHE DA TARDE 2

presunto crú

carpaccio de salmão

atum temperado com cebolinha

JANTAR

Salada de rúcula com agrião

Sobrecoxa de frango

Salada de couve

Carpaccio de lagarto

Salada americana

Frutos do mar

CEIA

Chá  de hibisco

Chá branco

Chá verde

 

 

 




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