É uma sigla complicada (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols).
Pra facilitar , são aqueles carboidratos de digestão difícil e lenta. Geralmente eles ficam mais tempo em seu trato intestinal e fermentam mais , gerando distensão abdominal, gases e cólica, além de atrair mais água e podendo causar diarréia.
Existem alimentos ricos em FODMAPS e alimentos pobres. Mas não é pra sair por aí excluindo os FODMAPS de sua dieta, e todo esse equlíbrio de quantidades deles deve ser feito com acompanhamento nutricional.
Por exemplo , maçã, pêra, melancia, leite e derivados, beterraba, brócolis, couve, feijões e outras leguminosas, pães, bolos e biscoitos feitos com farinha de trigo, são exemplos de alimentos ricos em FODMAPS.
Se sua alimentação está lhe causando desconfortos, eles podem ser causados por este desequilíbrio. Agende a sua consulta para uma boa avaliação de sua situação. Aguardo você !
Quando procurei a Dra Andrea tinha muitas dúvidas a respeito do que e como comer , percebia que fazia uma alimentação totalmente equivocada, pois comia muito de um grupo e deixava de consumir outros grupos alimentares.Ao mesmo tempo gastava muito com suplementação e o resultado não era satisfatório em relação ao meu objetivo. No momento que procurei ela consegui resultados rápidos e relevante, pois fui orientado de como equilibrar o consumo da suplementação e horários, com isso consegui equilibrar minha alimentação e excluir os excessos.
Hoje tenho uma alimentação balanceada com resultados significativos.