Dez Passos para Alimentação Saudável

Fique bem com esses passos

  • Publicado em 01/09/2016

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Dez Passos para Alimentação Saudável

1.  Realize de 4 a 6 refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Não pule as refeições.
 
2.  Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
 
3.  Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
 
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
 
5.  Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses
alimentos mais saudáveis.
 
6.  Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aosrótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
 
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
 
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, carne seca, salsicha, lingüiça,presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
 
9. Beba pelo menos dois litros(seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
 
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
 
AndréaMarim, é nutricionista especialista em nutrição funcional e esportiva. Agende sua consulta, e tenha um acompanhamento individualizado , elaborado especialmente para você!




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Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

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