Na comida japonesa se encontram pratos saudáveis, elaborados a partir de peixes e legumes. No entanto, deve se atentar pelo fato de que nessa composição também encontramos muito sódio e açúcar (encontrado no molho shoyo e no arroz utilizado em algumas preparações) e até frituras.
Desta forma, optar por um restaurante japonês nem sempre é a melhor opção pra sua dieta. É preciso escolher bem os pratos, de olho nas calorias que cada um contém, para fazer seu pedido.
Vamos a um exemplo prático: O salmão, apesar de saudável, deve ser evitado por aqueles que querem perder peso, por ser muito calórico! São 200 kcal em cada 150g.
O sushi e temaki, também devem ser evitados. O arroz que compõe cada um dos pratos, em seu preparo recebe grande quantidade de açúcar!
Então, se você está focado em perder peso, consuma os pratos com alimentos crus, e nada de arroz ou frituras. Na hora do molho shoyo, opte pela versão light, por conter menos sódio.
Vejamos alguns pratos e o valor calórico de cada um:
- Hot Philadélphia (8 unidades): 720 Kcal
- Califórnia Holl (8 unidades): 452 Kcal
- Harumaki de Banana (1 unidade): 190 Kcal
- Sushi de Salmão (2 unidades): 97 Kcal
- Sashimi de Salmão (5 unidades): 91 Kcal
- Sushi de Atum (2 unidades): 86 Kcal
- Sushi de Camarão (2 unidades): 80 Kcal
- Sashimi de Atum (5 unidades): 73 Kcal
- Missoshiru (250ml): 72 Kcal
Nada de exageros, hein?! Os rodízios não são uma boa ideia pra quem está de dieta. Opte por porções sempre, e dê preferência a pratos que combinam somente peixes e legumes, sem molhos ou adicionais.
Para os que treinam uma boa opção é o #missoshiro, perfeito por conter o tofu (fonte de proteína vegetal advinda da #soja, e uma das melhores fontes de cálcio). Para uma ingestão proteica adequada, utilize o robalo, linguado,atum e até o salmão, com alguma parcimônia, por conter um teor de gordura mais elevado.
O #shimeji e o #shitake, cogumelos muito utilizados na culinária oriental, são ricos em proteínas e possuem valor nutricional.
Não esqueca das #algas, que são ricas em #fibras, #proteínas, #vitaminas A, C e do complexo B.
Bom também, como um potente termogênico, para acelerar o metabolismo, consumir o #gengibre, utilizado no preparo dos pratos ou em forma de chá, e o ban-chá. Possuem também propriedades nutricionais e sua ingestão traz inúmeros benefícios à saúde.
O atendimento da Dra. Andrea é excelente, pois ela faz questionamentos para entender o objetivo e todo o histórico do paciente, verifica os exames de sangue, faz avaliação antopométrica e bioimpedância. A partir disso, prescreve uma dieta personalizada, de acordo com as preferências do paciente, o que nos permite seguir a dieta sem muitas dificuldades.A dieta é prescrita no mesmo dia, o que adorei pois não me deixou ansiosa. É atenciosa, nos permite tirar dúvidas a qualquer tempo por whats app ou email. Estou tendo progressos, me sinto muito mais disposta e mais saudável. Quero continuar fazendo meu acompanhamento com a Doutora!
Cristiane Zanone Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.