A Glutamina é o aminoácido mais abundante nos músculos - quase 60% num total de aminoácidos - e no plasma sanguíneo humano.
É considerada um “aminoácido não-essencial”, ou seja, pode ser sintetizada, ainda que em pequenas quantidades, a partir de outros aminoácidos como a valina ou a isoleucina.
Pra alguns é considerada como “semi-essencial” pous só é sintetizada endogenamente nas quantidades necessárias para cobrir as necessidades fisiológicas apenas em algumas situações. .
Possui inúmeras funções fisiológicas, protegendo o organismo da acidose, permitindo que os rins expulsem a carga ácida excedente; atua na formação de de L-glutamato, purina, pirimidina e outros aminoácidos; em alguns momentos participa na produção de energia formando glucose e glicogénio; é essencial para metabolizar o glutatião ( um dos principais anti-oxidantes endógenos) protegendo as células dos radicais livres; neutraliza o excesso de ácido láctico nos músculos; e é principal combustível do sistema imunológico ( linfócitos e macrófagos).
Em síntese : aumenta a imunidade, melhora a performance, pois previne a fadiga durante os treinos.
Há 6 anos resolvi mudar minha vida parei de fumar ,beber e comecei a fazer atividade fisica comecei a fazer musculação e depois de alguns meses a correr onde mal conseguia correr 500 metros também com 110kg era difícil rsrsr, procurei um profissional uma nutricionista do esporte a Dra. Andrea Marim onde me orientou e ainda me orienta como devo me alimentar . com o acompanhamento da Dra Andrea consegui emagrecer com muita mais qualidade hoje tenho 85kg mas com uma força muscular que antes não tinha o que me ajudou em muito em minhas corridas e com a Andrea consegui perder gordura e manter minha massa muscular, isso não conquista de um dia para o outro,é um processo que requer comprometimento ; estou a 5 meses nesse processo e tenho certeza que vou colher muitos frutos e não canso de dizer meu muito obrigado a essa profissional.
Ronaldo Pereira Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.