Melhore sua performance treinando seu intestino

  • Publicado em 28/03/2018

Adicionar no seu Flipboard

Você sabia que seu intestino pode te ajudar quanto ao desempenho no treino? Pois bem, ele tem um papel importantíssimo na administração dos fluidos e carboidratos durante o treino prolongado. 

Cerca de 30 a 50% dos atletas experimentam um desconforto gastrointestinal durante treinos e provas, sendo função do nutricionista, por meio da elaboração de uma dieta adequada, previnir ou reduzir a possibilidade que isso aconteça. 

A incidência de problemas gastrointestinais em atletas participantes de eventos de resistência é alta, indicando que a função gastrointestinal nem sempre é ótima nessas condições

Estudos sugerem que o sistema gastrointestinal é totalmente adaptável, sendo possível conseguir o esvaziamento gástrico (quando podem ocorrer um aumento de alguns nutrientes específicos) , proporcionando um conforto maior estomacal, diminuindo assim a sensação de plenitude, apenas o treinando. 

Uma dieta adequada pode sim ser impactante no que tange a capacidade do seu intestino em absorver nutrientes. Desta forma, se sua dieta for rica em carboidratos, aumentará a densidade de transportadores de glicose dependentes de sódio no intestino, bem como a atividade do transportador, permitindo maior absorção e oxidação de carboidratos durante o exercício. 

Sendo seu intestino treinado a se adaptar, aumenta também a probabilidade de não se desenvolver distúrbios gastrointestinais. 

No entanto, ainda se faz necessário mais estudos sobre os métodos mais eficazes para induzir adaptações intestinais com um cronograma elaborado visando essas adaptações. Afinal, para desenvolver estratégias eficazes, é importante uma melhor compreensão dos mecanismos exatos subjacentes a essas adaptações. 

Mas é obvio que o treinamento nutricional pode melhorar o esvaziamento intestinal, aumentar a absorção gástrica e com isso reduzir as chances e/ou a gravidade dos problemas gastrointestinais, trazendo consigo um desempenho de maior resistência, proporcionando uma melhor experiência para o atleta durante o treino. 




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?