Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Melhore sua performance treinando seu intestino

  • Em 10/03/2021 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Você sabia que seu intestino pode te ajudar quanto ao desempenho no treino? Pois bem, ele tem um papel importantíssimo na administração dos fluidos e carboidratos durante o treino prolongado. 

Cerca de 30 a 50% dos atletas experimentam um desconforto gastrointestinal durante treinos e provas, sendo função do nutricionista, por meio da elaboração de uma dieta adequada, previnir ou reduzir a possibilidade que isso aconteça. 

A incidência de problemas gastrointestinais em atletas participantes de eventos de resistência é alta, indicando que a função gastrointestinal nem sempre é ótima nessas condições

Estudos sugerem que o sistema gastrointestinal é totalmente adaptável, sendo possível conseguir o esvaziamento gástrico (quando podem ocorrer um aumento de alguns nutrientes específicos) , proporcionando um conforto maior estomacal, diminuindo assim a sensação de plenitude, apenas o treinando. 

Uma dieta adequada pode sim ser impactante no que tange a capacidade do seu intestino em absorver nutrientes. Desta forma, se sua dieta for rica em carboidratos, aumentará a densidade de transportadores de glicose dependentes de sódio no intestino, bem como a atividade do transportador, permitindo maior absorção e oxidação de carboidratos durante o exercício. 

Sendo seu intestino treinado a se adaptar, aumenta também a probabilidade de não se desenvolver distúrbios gastrointestinais. 

No entanto, ainda se faz necessário mais estudos sobre os métodos mais eficazes para induzir adaptações intestinais com um cronograma elaborado visando essas adaptações. Afinal, para desenvolver estratégias eficazes, é importante uma melhor compreensão dos mecanismos exatos subjacentes a essas adaptações. 

Mas é obvio que o treinamento nutricional pode melhorar o esvaziamento intestinal, aumentar a absorção gástrica e com isso reduzir as chances e/ou a gravidade dos problemas gastrointestinais, trazendo consigo um desempenho de maior resistência, proporcionando uma melhor experiência para o atleta durante o treino. 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 MINHA EXPERIÊNCIA COM A DR. ANDREA MARIM ESTA SENDO OTIMA,JÁ FUI A VARIAS NUTRIS E NUNCA TIVE A ATENÇÃO E EXPLICAÇOES QUE ELA ME DEU..MEU PLANO ALIMENTAR E OTIMO E FACIL DE SEGUIR E ESTOU MAIS DISPOSTA DEPOIS QUE COMECEI A ME ALIMENTAR DE 3 EM 3 HORAS,NÃO ME PESEI AINDA ,MAS JÁ VEJO RESULTADOS POSITIVO..
 

Micheli Azevedo Chaves 37 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.