Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

O que são Probióticos e quais os seus benefícios

  • Em 14/03/2018 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Os chamados probióticos são microrganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bactérias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar seu funcionamento e nos proteger de bactérias nocivas,  por meio da  produção de substâncias bactericidas, competição por nutrientes e por adesão à mucosa.
Os microrganismos dos probióticos  são advindos geralmente de mono ou múltiplas culturas, representadas principalmente por Lactobacillus, Bifidobacterium, Enterococcus e Streptococcus.
Tudo aquilo que se consome com probiótico e  resiste a digestão, chegando inalterados ao intestino, atuam positivamente reduzindo  gases, regulando a prisão de ventre e até quadros de diarréia. 
Quando consumidos em doses adequadas e regularmente, os probióticos atuam benéficamente:
- Para reforçar o sistema imunológico (suas bactérias estabilizam a microbiota intestinal normal), combate e previne doenças intestinais como a colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinais,
- Melhora a digestão, reduzindo a #azia,
- Auxiliam no processo de absorção dos nutrientes em geral e principalmente a vitamina B, cálcio e ferro,
- Previnem alergias e intolerâncias alimentares,
- Previnem doenças como #obesidade, #colesterol alto e #hipertensão,
- Alivia dores musculares (perfeito para quem treina).

Além dos alimentos  os  probióticos  podem ser consumidos na forma de #suplementos ( cápsulas, líquidos ou sachês) que devem ser diluídos em água ou sucos naturais para serem consumidos.
Mas não esqueça: além de consumir os probióticos (alimentos ou suplementos) deve-se  manter uma alimentação saudável  rica em #fibras, favorecendo a sobrevivência dos probióticos no intestino.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Conheci o trabalho da Drª quando resolvi mudar meu estilo de vida. Estava pesando 98 Kg e era totalmente sedentária. Comia tudo errado e na hora errada. Minha conversa foi franca, nem adiantava colocar alimentos que eu não gostasse na minha dieta porque eu não iria cumprir, tinha horários totalmente loucos e comia muito fora de casa. Uma semana depois recebi meu plano alimentar,    segui todas as orientações à risca, O resultado da dieta, aliada à exercícios foi surpreendente: Perdi 9 kg em três meses (E não passei fome!!!).

Juliana Avelar - 24 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.