As doenças reumáticas incluem centenas de diferentes manifestações, caracterizadas principalmente pelos sinais de dor, inflamação, degeneração e inchaço das articulações. As partes mais afetadas são os tendões, ligamentos, ossos, cartilagens e as membranas sinoviais (elas revestem as articulações e secretam os lubrificantes que permitem os movimentos).
O termo reumatismo compreende um conjunto de patologias associadas às articulações, músculos e esqueleto. Devido a enorme abrangência do termo existem mais de 100 doenças que possuem essa designação, desse modo é comum encontrar pessoas com algum quadro de reumatismo, uns mais brandos outros mais graves, o fato é que é possível minimizar os efeitos do reumatismo no organismo por meio de uma dieta adequada e balanceada.
As causas da maioria das doenças reumáticas permanecem desconhecidas. Porém, sabe-se que o padrão alimentar e o estado nutricional do indivíduo influenciam na intensidade dos sintomas. Por isso, o tratamento nutricional acabou se tornando um coadjuvante no tratamento geral dessas enfermidades.
- Alimentos anti-inflamatórios
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e 9 são importantes aliados no combate a inflamações e proteção do sistema cardiovascular, esses nutrientes são comumente encontrados em pescados de água doce e salgada, azeite, abacate, aveia, avelãs, nozes, castanhas e demais oleaginosas.
- Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Vitaminas A, E e o zinco são importantes no fortalecimento do sistema imunológico, além de possuírem função antioxidante, os alimentos mais comuns com esses nutrientes são o leite e seus derivados, as carnes vermelhas e os ovos.
Vitamina D e Cálcio
A vitaminada D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo e é sintetizada naturalmente através do contato da nossa pele com o sol, por isso recomenda-se a exposição diária por alguns minutos à luz do sol, excetuando os horários mais intensos. A vitamina D também pode ser encontrada em suplementos e alimentos como os pescados, ovo, fígado e manteiga.
O cálcio é utilizado pelo organismo para a formação dos ossos e mantê-los fortes, a sua falta pode acentuar os sintomas do reumatismo em especial em casos de artrose e osteoporose. O cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados, verduras de cor escura, sardinha, gergelim, soja, linhaça, grão de bico entre outros alimentos.
Manter uma alimentação balanceada que tenha como foco alimentos que fortaleçam o tecido muscular e esquelético é a melhor forma de atenuar os sintomas no reumatismo, permitindo assim que o indivíduo possa ter uma vida normal. Procure sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de programa alimentar ou dieta.
Há 6 anos resolvi mudar minha vida parei de fumar ,beber e comecei a fazer atividade fisica comecei a fazer musculação e depois de alguns meses a correr onde mal conseguia correr 500 metros também com 110kg era difícil rsrsr, procurei um profissional uma nutricionista do esporte a Dra. Andrea Marim onde me orientou e ainda me orienta como devo me alimentar . com o acompanhamento da Dra Andrea consegui emagrecer com muita mais qualidade hoje tenho 85kg mas com uma força muscular que antes não tinha o que me ajudou em muito em minhas corridas e com a Andrea consegui perder gordura e manter minha massa muscular, isso não conquista de um dia para o outro,é um processo que requer comprometimento ; estou a 5 meses nesse processo e tenho certeza que vou colher muitos frutos e não canso de dizer meu muito obrigado a essa profissional.
Ronaldo Pereira Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.