Num post anterior falei sobre as fibras alimentares, seus benefícios e tipos. No grupo das fibras alimentares solúveis ( fibras essas que interferem em aspectos digestivos, de controle de glicemia, de absorção de inúmeros macro e micro nutrientes, no metabolismo do colesterol, entre outros tantos) é que está a #INULINA.
A inulina trata-se de um polissacarídeo da frutose ( uma espécie de fibra com açúcar, da classe dos frutoligossacarídeos) conhecido como “frutano”, ou seja, um polímero natural obtido através da sacarose, pelas plantas ou por bactérias.
Fonte de fibra alimentar importante e considerada como funcional, se consumido corretamente, adequado as necessidades individuais, pode ser benéfico em vários aspectos com a saúde geral, mas também com relação a a performance para aqueles que praticam musculação e demais esportes.
Além disso, a inulina também pode ser usada para reduzir os níveis de triglicerídeos, diminuir a inflamação no caso de colite ou síndrome do intestino irritável, ajuda na redução do índice glicêmico, e até a prevenir o surgimento de câncer no intestino. Aumenta a absorção de cálcio, magnésio e outros nutrientes através do intestino e, por isso, é capaz de tratar, não só, a síndrome de má absorção, em casos de crises de diarreia, como é uma boa forma de completar o tratamento da osteoporose na menopausa, por exemplo.
Pode ser encontrada em alguns vegetais como cebola, alho, alho poró, inhame, banana, aspargo, chicória ou trigo, por exemplo, ou em forma de cápsulas ou em pó.
Conheci o trabalho da Drª quando resolvi mudar meu estilo de vida. Estava pesando 98 Kg e era totalmente sedentária. Comia tudo errado e na hora errada. Minha conversa foi franca, nem adiantava colocar alimentos que eu não gostasse na minha dieta porque eu não iria cumprir, tinha horários totalmente loucos e comia muito fora de casa. Uma semana depois recebi meu plano alimentar, segui todas as orientações à risca, O resultado da dieta, aliada à exercícios foi surpreendente: Perdi 9 kg em três meses (E não passei fome!!!).
Juliana Avelar - 24 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.