Num post anterior falei sobre as fibras alimentares, seus benefícios e tipos. No grupo das fibras alimentares solúveis ( fibras essas que interferem em aspectos digestivos, de controle de glicemia, de absorção de inúmeros macro e micro nutrientes, no metabolismo do colesterol, entre outros tantos) é que está a #INULINA.
A inulina trata-se de um polissacarídeo da frutose ( uma espécie de fibra com açúcar, da classe dos frutoligossacarídeos) conhecido como “frutano”, ou seja, um polímero natural obtido através da sacarose, pelas plantas ou por bactérias.
Fonte de fibra alimentar importante e considerada como funcional, se consumido corretamente, adequado as necessidades individuais, pode ser benéfico em vários aspectos com a saúde geral, mas também com relação a a performance para aqueles que praticam musculação e demais esportes.
Além disso, a inulina também pode ser usada para reduzir os níveis de triglicerídeos, diminuir a inflamação no caso de colite ou síndrome do intestino irritável, ajuda na redução do índice glicêmico, e até a prevenir o surgimento de câncer no intestino. Aumenta a absorção de cálcio, magnésio e outros nutrientes através do intestino e, por isso, é capaz de tratar, não só, a síndrome de má absorção, em casos de crises de diarreia, como é uma boa forma de completar o tratamento da osteoporose na menopausa, por exemplo.
Pode ser encontrada em alguns vegetais como cebola, alho, alho poró, inhame, banana, aspargo, chicória ou trigo, por exemplo, ou em forma de cápsulas ou em pó.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!