Fibras Alimentares

  • Publicado em 12/12/2017

Adicionar no seu Flipboard

As fibras alimentares são aquelas que após ingeridas, chegam intactas ao intestino grosso. São submetidas ao processo digestivo, mais precisamente no cólon, onde passam por fermentação das bactérias anaeróbicas, fermentação essa que poderá ser completa ou parcial, não sendo, ao final, modificadas. No entanto, mesmo sem sofrer modificação alguma, exerçem efeitos benéficos ao organismo.
Seus benefícios vão da prevenção de doenças crônicas , como por exemplo a #diabetes, e de doenças #cardiovasculares.
O ideal é consumir regularmente frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas. Porém, existem opções de suplementos à base de fibra alimentar em pó e em cápsulas! 
Suas funções são inúmeras, mas enumero as principais para a manutenção da saúde:

- Primordial no funcionamento perfeito do intestino;

- Proporcionam sensação de saciedade, regulando o apetite, e auxiliando no processo de #emagrecimento;

- Ajudam na diminuição dos níveis de #colesterol total e LDL (“colesterol ruim”); Diminuem a absorção de gorduras;

- Melhoram a tolerância à #glicose, atuando no metabolismo dos carboidratos, pois formam um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a entrada da glicose na corrente sanguínea, afastando, assim, o risco do surgimento de diabetes tipo 2.

As Fibras Alimentares podem ser Solúveis, que em contato com a água, formam uma espécie de gel no estomago, se ligando às gorduras, e eliminando-as pelas fezes. Estão presentes nos legumes, frutas (principalmente a maçã e as frutas cítricas) e aveia.
As fbras insolúveis não são digeridas e nem absorvidas, permanecendo intactas através de todo o trato gastrointestinal. Podem ser encontradas em todos os alimentos de origem vegetal, mas principalmente nos derivados de grãos inteiros, tais como os farelos. 
 




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?