Alimentos podem ser a causa para o aparecimento da acne?
Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne.
Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo.Uma alimentação saudável beneficia a aparência e a saúde da pele, mas sua influência no surgimento da acne ainda é bem pequena.
Quais alimentos devemos evitar e os que podem nos auxiliar contra o surgimento da acne?
Estudos recomendam, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios e carboidratos com alto índice glicêmico, pois, pode-se diminuir episódios de acne em indivíduos geneticamente predispostos
A cafeína (café, chá mate e refrigerantes) está ligada ao stress. Os alimentos super proteicos (l carnes vermelhas gordas, como picanha, cupim e alcatra) elevam a produção de sebo. Os alergênicos (frutos do mar, chocolate, castanhas) são inimigos da pele.
As isoflavonas, presentes no tofu, na farinha e no grão de soja, estimulam a ação do estrógeno, hormônio que diminui a atividade das glândulas sebáceas.
Já o ácido pantotênico, encontrado na semente de girassol e no salmão, ativa o metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção de óleo na pele.
Vitaminas do complexo B (peixes, leite, aves) também equilibram a produção de sebo.
Zinco (ovos e carnes vermelhas magras, tipo patinho e coxão mole) e selênio (pão integral e aveia) reduzem os radicais livres, responsáveis pela inflamação da acne.
Os alimentos ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum e linhaça) também têm ação anti-inflamatória.
A vitamina A (cenoura, abóbora, couve) aumenta a imunidade da pele e equilibra os hormônios.
As vitaminas C (laranja, goiaba, mamão) e E (semente de girassol, ovo, gérmen de trigo) evitam a formação de espinhas.
MINHA EXPERIÊNCIA COM A DR. ANDREA MARIM ESTA SENDO OTIMA,JÁ FUI A VARIAS NUTRIS E NUNCA TIVE A ATENÇÃO E EXPLICAÇOES QUE ELA ME DEU..MEU PLANO ALIMENTAR E OTIMO E FACIL DE SEGUIR E ESTOU MAIS DISPOSTA DEPOIS QUE COMECEI A ME ALIMENTAR DE 3 EM 3 HORAS,NÃO ME PESEI AINDA ,MAS JÁ VEJO RESULTADOS POSITIVO..