Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Alimentos podem causar Acne?

Saiba que alimentos evitar!

  • Em 14/07/2020 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Alimentos podem ser a causa para o aparecimento da acne?
Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne.
Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo.Uma alimentação saudável beneficia a aparência e a saúde da pele, mas sua influência no surgimento da acne ainda é bem pequena.

 
Quais alimentos devemos evitar e os que podem nos auxiliar contra o surgimento da acne?

Estudos recomendam, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios e carboidratos com alto índice glicêmico, pois, pode-se diminuir episódios de acne em indivíduos geneticamente predispostos

A cafeína (café, chá mate e refrigerantes) está ligada ao stress. Os alimentos super proteicos (l carnes vermelhas gordas, como picanha, cupim e alcatra) elevam a produção de sebo. Os alergênicos (frutos do mar, chocolate, castanhas) são inimigos da pele.

As isoflavonas, presentes no tofu, na farinha e no grão de soja, estimulam a ação do estrógeno, hormônio que diminui a atividade das glândulas sebáceas. 

Já o ácido pantotênico, encontrado na semente de girassol e no salmão, ativa o metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção de óleo na pele.

 Vitaminas do complexo B (peixes, leite, aves) também equilibram a produção de sebo. 

Zinco (ovos e carnes vermelhas magras, tipo patinho e coxão mole) e selênio (pão integral e aveia) reduzem os radicais livres, responsáveis pela inflamação da acne. 

Os alimentos ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum e linhaça) também têm ação anti-inflamatória. 

A vitamina A (cenoura, abóbora, couve) aumenta a imunidade da pele e equilibra os hormônios.

 As vitaminas C (laranja, goiaba, mamão) e E (semente de girassol, ovo, gérmen de trigo) evitam a formação de espinhas.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Sempre fui meio desconfiada com nutricionista por achar que são dietas loucas, mas quando conheci a Dra Andrea Marim tive a ideia totalmente derrubada! Tratamento com muito profissionalismo e que me ajudou a alcançar o que eu queria. Indico muito!

Cláudia Hassum - 48 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.