O nosso velho conhecido cloreto de sódio, o sal de cozinha de todo dia, é o mocinho mas também o vilão para o nosso organismo. Possui benefícios à saúde: o sódio conserva o volume de líquidos no corpo e evita a desidratação. A cada 9 gramas que se ingere, seu organismo reterá cerca de 1 litro de água.
Mas pode também ser um vilão: Pois depois, num dado momento, o rim não consegue mais expelir o sódio, causando acúmulo de mais líquido no sistema linfático e na circulação sanguínea).
É um realçador de sabor nas preparações dos alimentos e um excelente conservante de alimentos.
No entanto, o uso indiscriminado pode dar inicio a doenças cardíacas, elevação da pressão sanguinea (hipertensão), retenção de líquidos, estrias, celulites, dificulta o processo de absorção do cálcio pelo organismo, causando osteoporose, interfere no crescimento de crianças e adolescentes, e ainda é um vilão para aqueles que querem ter um ganho de massa muscular .
E pasme, cerca de 77% do sódio ingerido advém de alimentos processados, como por exemplo o macarrão instantâneo que contém 4,6 g de sal em um pacotinho individual .
Nessa conta, junta-se 6% do sal adicionado ao cozimento dos alimentos e e ainda mais de 10% nos alimentos que são fontes naturais de sódio (carnes, grãos, vegetais ...).
Objetivamente a ideia não é eliminar o sal da alimentação, mas sim fazer uso dele de forma controlada.
Restringir o consumo de sal na sua dieta não significa abrir mão de alimentos saborosos.
O sal pode ser substituidos por condimentos naturais como alho,orégano, salsa, cebola, louro, dentre outros. E na hora das refeições nada de deixar o saleiro na mesa!
É mais saudável usar produtos frescos e deixar de lado produtos em conserva (sardinhas, atum, ervilhas, milho, azeitonas...) Esses alimentos são conservados em uma solução com grande quantidade de sal. A regra também serve para as sopas. Nada de consumir aquelas de pacotinho, hein?! Uma bela sopa feita em casa, com legumes, carnes,e temperos naturais é uma boa pedida.
Não se preocupe com o paladar, a adaptação referente a diminuição da quantidade do sal nos alimentos, de forma gradativa não afetará o sabor das refeições. Além disso,a ingestão de água é fundamental para a manutenção do organismo. Afinal, por intermédio da água que bebemos é que se dá o processo de filtração renal e consequente eliminação de toxinas.
Agora uma lista com alguns tipos de sal que contenham uma maior concentração de minerais:
Sal Rosa ou do Himalaia: é extraído de minas secas do Himalaia, de cor rosa, pois possui mais de 84 minerais e alta concentração de zinco. Muito puro e sem toxinas, atua como um bom antioxidante, e é perfeito para realçar o sabor dos alimentos.
Sal Cinza ou Marinho Céltico: obtido por evaporação da água do mar, na costa da França. Contém cerca de 90 tipos de minerais, entre eles ferro, manganês, zinco, cálcio, potássio e iodo.
Sal Vermelho ou Havaí: colhido no Havaí, possui cerca de 81% de cloreto de sódio, e 19% de outros minerais, sua cor vermelha advém da alta concentrações de ferro.
Mas ATENÇÃO: esses sais possuem teores significativos de sódio, mas A GRANDE DIFERENÇA É A PRESENÇA DE MINERAIS COMO UM BONOS! Portanto, use-os com moderação também!
Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz. AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de
Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.
No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.
Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.
Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!
Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!
Abraços!
Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.