A pandemia de covid-19 tem feito muita gente descontar na comida...
A Compulsão é associada a ansiedade, depressão e sentimentos, sendo assim também um distúrbio psiquiátrico (depressão, transtorno de imagem, como por exemplo) a compulsão alimentar é uma doença, um processo químico que desequilibra os mecanismos da saciedade fazendo com que o individuo coma grandes quantidades, mesmo sem fome e de forma descontrolada.
O descontrole acarreta ao sentimento de culpa, impotência e até arrependimento.
Essa doença atinge cerca de 4% da população mundial e entre os já obesos 6% deles sofrem com a compulsão alimentar.
Seus principais sinais de alerta são:
- comer sem vontade, escondido ou até que se passe mal.
- comer para se "acalmar", "aliviar" tensões
- não ter controle sobre aquilo que é ingerido;
- engolir sem mastigar ou comer rápido;
- se sentir impotente, e culpado por ter comido.
Mulheres sofrem mais com essa doença que aliada ao uso de medicamentos para emagrecer e dietas da moda, não conseguem se desvencilhar desse mal facilmente.
Os especialistas não falam em cura, mas sim de um tratamento continuo, onde um conjunto de ações levam ao equilíbrio da doença e consequentemente do peso.
Praticar atividades física além de queimar calorias, ajudam a aliviar o stress, a ansiedade e depressão, pois com a liberação da endorfina, o hormônio relacionado ao prazer.
O acompanhamento psicológico, dieta individualizada e exercícios físicos juntos, ajudarão a obter sucesso no controle da compulsividade alimentar.
Marque sua consulta , que eu posso ajudar você !
Conheci o trabalho da Drª quando resolvi mudar meu estilo de vida. Estava pesando 98 Kg e era totalmente sedentária. Comia tudo errado e na hora errada. Minha conversa foi franca, nem adiantava colocar alimentos que eu não gostasse na minha dieta porque eu não iria cumprir, tinha horários totalmente loucos e comia muito fora de casa. Uma semana depois recebi meu plano alimentar, segui todas as orientações à risca, O resultado da dieta, aliada à exercícios foi surpreendente: Perdi 9 kg em três meses (E não passei fome!!!).
Juliana Avelar - 24 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.