O que é o IG?
O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento (carboidrato ) alcança a corrente sanguínea controlando a glicemia no sangue , muito importante conhecer este conceito para controle da glicemia no sangue no caso dos diabéticos, para quem está fazendo dieta e também para esportistas..
Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, arroz, batata, frutas, laticínios e legumes, os carboidratos que eles têm entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, por exemplo, se o alimentos também tiverem fibras ou se tiverem um tipo de carboidrato que se chama complexo, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.
Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:
• baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
• médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
• alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.
È importante saber que o índice glicêmico varia de acordo com a forma de preparo e a combinação dos alimentos que são consumidos. Se a refeição possuir mais fibras, por exemplo, acarretará na diminuição deste índice.
Como o IG influencia o emagrecimento ou não?
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras promovendo a saciedade por mais tempo e fornecendo energia durante a dieta.
Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. "O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue. Isso faz com que você fique com fome pouco tempo depois de ingeri-los"
Por que é mais relevante levar em conta o IG a contar calorias?
Contar apenas calorias e ignorar o valor nutricional dos alimentos não é uma boa tática para emagrecer, assim como excluir os carboidratos da dieta. Esse nutriente é fonte de energia e se for consumido da maneira certa, traz apenas benefícios ao organismo.
Quais são os alimentos popularmente consumidor no Brasil com menor índice glicêmico (e suas substituições)?
• Frutas: maçã; laranja; pera; pêssego; cereja, pêra, ameixa
• Leguminosas : Feijão, manteiga, soja, ervilha, grão de bico
• Verduras: brócolis,repolho,couve-flor, couve, couve de Bruxelas, alface
• Legumes: cenoura crua, pepino, tomate, abobrinha, beringéla, chuchu
• Tubérculos: batata-doce , cenoura crua
• Arroz integral: macarrão integral
• Farináceos: pães integrais, farinha integral, torradas e bolos integrais
A Dra Andrea faz um atendimento detalhado, buscando todos dados e informações sobre o paciente, rotina, preferências, etc. O atendimento é personalizado para cada pessoa com suas individualidades. O cardapio vem preparado de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente, respeitando sua rotina e gostos. Tenho acesso a tirar duvidas sobre minha dieta a qqr momento.. Gostei muito do atendimento, inclusive indiquei a pessoas conhecidas que tambem gostaram muito.. Agora é só manter a disciplina e o acompanhamento com a Dra e ver os resultados..
Jackeline Godoy 28 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.