Você sabia que seu intestino pode te ajudar quanto ao desempenho no treino? Pois bem, ele tem um papel importantíssimo na administração dos fluidos e carboidratos durante o treino prolongado.
Cerca de 30 a 50% dos atletas experimentam um desconforto gastrointestinal durante treinos e provas, sendo função do nutricionista, por meio da elaboração de uma dieta adequada, previnir ou reduzir a possibilidade que isso aconteça.
A incidência de problemas gastrointestinais em atletas participantes de eventos de resistência é alta, indicando que a função gastrointestinal nem sempre é ótima nessas condições
Estudos sugerem que o sistema gastrointestinal é totalmente adaptável, sendo possível conseguir o esvaziamento gástrico (quando podem ocorrer um aumento de alguns nutrientes específicos) , proporcionando um conforto maior estomacal, diminuindo assim a sensação de plenitude, apenas o treinando.
Uma dieta adequada pode sim ser impactante no que tange a capacidade do seu intestino em absorver nutrientes. Desta forma, se sua dieta for rica em carboidratos, aumentará a densidade de transportadores de glicose dependentes de sódio no intestino, bem como a atividade do transportador, permitindo maior absorção e oxidação de carboidratos durante o exercício.
Sendo seu intestino treinado a se adaptar, aumenta também a probabilidade de não se desenvolver distúrbios gastrointestinais.
No entanto, ainda se faz necessário mais estudos sobre os métodos mais eficazes para induzir adaptações intestinais com um cronograma elaborado visando essas adaptações. Afinal, para desenvolver estratégias eficazes, é importante uma melhor compreensão dos mecanismos exatos subjacentes a essas adaptações.
Mas é obvio que o treinamento nutricional pode melhorar o esvaziamento intestinal, aumentar a absorção gástrica e com isso reduzir as chances e/ou a gravidade dos problemas gastrointestinais, trazendo consigo um desempenho de maior resistência, proporcionando uma melhor experiência para o atleta durante o treino.
Confesso que nunca fui fã de dieta, apesar de treinar desde adolescência.
Atualmente morando aqui no Japao, com a vida corrida e estresse devido trabalho intenso, me fez acreditar que teria que pegar firme nos treinos, e dentro desta questão começar a pensar em fazer uma dieta para me adaptar aos treinos e rotina de trabalho.
Encontrei a Dra Andrea Marim atraves da internet, e marquei a primeira consulta por vídeo.
No primeiro mês, foram 4,5 kilos reduzidos, sem passar fome. Fiquei surpresa e empolgada com o resultado.
Após a primeira fase da dieta, prossegui novamente com a segunda fase, para ganho de massa muscular. Perdi mais 2 kilos, enxuguei medidas, só na cintura foram reduzidos 8,5 cm. Estou extremamente satisfeita com os resultados. A Dra Andrea adaptou um receita bem elaborada ao meu estilo de vida, mesmo sabendo que a vida no Japão é super corrida, ela focou em uma receita simples, fácil, e uma ótima suplementação que atendeu minhas expectativas.
Estou prestes a elaborar a 3 fase com manutenção regular. Só tenho elogios pelo excelente profissionalismo dela.
Obrigada !!! Sucesso sempre...