Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Fibras Alimentares

  • Em 11/03/2024 (Andréa Marim CRN-3 15233)

As fibras alimentares são aquelas que após ingeridas, chegam intactas ao intestino grosso. São submetidas ao processo digestivo, mais precisamente no cólon, onde passam por fermentação das bactérias anaeróbicas, fermentação essa que poderá ser completa ou parcial, não sendo, ao final, modificadas. No entanto, mesmo sem sofrer modificação alguma, tem efeitos benéficos ao organismo.
Seus benefícios vão da prevenção de doenças crônicas , como por exemplo a diabetes, e de doenças cardiovasculares.
O ideal é consumir regularmente frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas. Porém, existem opções de suplementos à base de fibra alimentar em pó e em cápsulas! 
Suas funções são inúmeras, mas enumero as principais para a manutenção da saúde:
- Primordial no funcionamento perfeito do intestino;
- Proporcionam sensação de saciedade, regulando o apetite, e auxiliando no processo de #emagrecimento;
- Ajudam na diminuição dos níveis de colesterol total e LDL (“colesterol ruim”); Diminuem a absorção de gorduras;
- Melhoram a tolerância à glicose, atuando no metabolismo dos carboidratos, pois formam um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a entrada da glicose na corrente sanguínea, afastando, assim, o risco do surgimento de diabetes tipo 2.
As Fibras Alimentares podem ser Solúveis, que em contato com a água, formam uma espécie de gel no estomago, se ligando às gorduras, e eliminando-as pelas fezes. Estão presentes nos legumes, frutas (principalmente a maçã e as frutas cítricas) e aveia.
As fibras insolúveis não são digeridas e nem absorvidas, permanecendo intactas através de todo o trato gastrointestinal. Podem ser encontradas em todos os alimentos de origem vegetal, mas principalmente nos derivados de grãos inteiros, tais como os farelos. 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Conheci o trabalho da Drª quando resolvi mudar meu estilo de vida. Estava pesando 98 Kg e era totalmente sedentária. Comia tudo errado e na hora errada. Minha conversa foi franca, nem adiantava colocar alimentos que eu não gostasse na minha dieta porque eu não iria cumprir, tinha horários totalmente loucos e comia muito fora de casa. Uma semana depois recebi meu plano alimentar,    segui todas as orientações à risca, O resultado da dieta, aliada à exercícios foi surpreendente: Perdi 9 kg em três meses (E não passei fome!!!).

Juliana Avelar - 24 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.